SEJAM BEM VINDOS!

Sejam todos muito bem vindos ao meu cantinho!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Conselhos

Final de tarde frio, porém ainda com alguns raios de sol, saí de casa para ir ao supermercado, compras de última hora.
Meus passos eram rápidos, o pensamento também.
De repente uma voz me puxa de volta a terra :
-Você tem horas ?
Meio atordoada, sem saber direito de onde vinha aquele pedido, olhei no meu pulso e vi que estava sem relógio. Levantei a cabeça para responder e dei de cara com uma senhorinha, lenço na cabeça deixando uns fios de cabelos brancos pra fora, o rosto vincado sem piedade pelo tempo, um olhar doce.
Não senhora, estou sem relógio, respondi.
Ela sorriu. Provavelmente da minha ignorância escondida na minha pressa de ir logo embora.
Ela me segurou pelo antebraço, olhei sua mão e vi que tinha uma cor roxo-azulada, veias saltadas.
Me olhou nos olhos e disse : - Minha filha a quanto tempo você não tem horas ?
Abri a boca pra responder, mas a pergunta era complexa, eu não sabia responder, então apenas devolvi o olhar e dei um sorriso sem graça.
Foi a brecha que ela precisava pra iniciar uma conversa, falou do tempo que era jovem, falou do tempo que as pessoas tinham "horas" sempre, enfim, divagou como todas as pessoas de mais idade sempre fazem quando alguém que tem "horas" para escutá-las. Por fim, me falou que tinha mais de 60 anos de casada, que não teve filhos biológicos por que, na opinião dela, não teve sorte!
Antes de ir embora, me perguntou se eu era casada. Respondi que sim, então ela me falou assim :
- Sabe qual o segredo do meu casamento ter durado tanto ?
Respondi que não, mas que gostaria muito de saber. Então, essa senhora me deu outra lição, numa pequena frase, de pura simplicidade e imensa sabedoria, me disse assim :
- Eu nunca cortei as unhas dele !!!
Agora vá minha filha, eu sei que você está com pressa.

Nenhum comentário: