SEJAM BEM VINDOS!

Sejam todos muito bem vindos ao meu cantinho!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Doule uma, Doule duas, Doule três ...

Se você faz parte dos 99% da população brasileira que não sabe, nunca ouviu falar, nem imagina o que é doula, não se avexe não, de um pulinho lá no meu site (http://www.mmcare.com.br/), lá explica tudinho, ok?
Eu sou uma Doula, conheci esta profissão e me apaixonei pelo trabalho dessas mulheres, fiz curso, li muito. Mas ser uma doula é mais que isso, é ter uma coisa dentro da si muito mais complexa, que qualquer técnica ou escola explica, um dom mesmo.
Usa-se muito a frase de que para ser uma doula você precisa de “duas mãos e um coração”, isso é totalmente alinhado ao que eu penso a respeito de doular ( é assim mesmo que se fala doular, usamos como verbo, eu doulo, tu doulas ele doula ).
Minha última doulanda :), foi um trabalho muito intenso, vou contar aqui alguns relatos dos partos que eu já acompanhei e a história dessas mulheres e desses bebês, que hoje se confundem com a minha história, a gente meio que vira comadre ...
Mas são mulheres que só queriam ter seus filhos em paz, sem toda a tecnocracia imposta pelos hospitais, médicos etc. Isso é o que mais me intriga, o natural deveria ser o parto normal, mas nesse nosso mundo- novo-globalizado, é exatamente o contrário, você tem que lutar (e muito) para ter um parto normal.Mas normal não seria o normal? O normal virou cesárea? E a cesárea virou normal?
Bem tem muita coisa pra eu falar a respeito disso tudo, e olha que eu não sou uma Doula-radical- xiita , mas mesmo assim acho que a mulher perdeu totalmente o protagonismo do seu parto ...
Ai ai ai ... vai ter continuação essa história, aguardem !!!

Nenhum comentário: